English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek
"Conseguimos aprender a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, todavia não conseguimos aprender a simples arte de viver como irmãos." - Martin Luther King

sábado, 25 de junho de 2011

Projecto Modular de Educação de Adultos - Avaliação

Como base de um trabalho proposto pelo professor, cada um dos estudantes seleccionou um caso pratico do livro "Elaboração de Projectos Sociais" de Glória Pérez Serrano e tinha como tarefa fazer uma análise à avaliação desse mesmo projecto, tendo em conta os pressupostos descritos pela autora do livro.
Nesse sentido, farei em seguida uma abordagem à avaliação do referido projecto, tendo em conta 3 momentos distintos: avaliação do diagnóstico; avaliação do processo; avaliação final.
Porém, antes de partir para a análise da avaliação, convém referir que este projecto tem como princípio fundamental perceber a interacção entre as actividades modulares previamente estabelecidas e as respostas dadas nas pessoas adultas, de modo a obter uma mudança comportamental no grupo-alvo. Para além disso, o projecto pretende evidenciar a necessidade de cooperação com outras entidades culturais e sociais que também estão envolvidas neste processo de educação de adultos, maximizando-se, assim, os recursos existentes.
O grupo-alvo são 15 pessoas adultas com idades entre os 25 e os 40 anos e que procuram consolidar os seus papéis sociais e profissionais, melhorar competências relacionadas com a sua profissão, aceder à mobilidade social e procurar um emprego melhor.
Relativamente à avaliação, ela foi feita de forma flexível e contínua com recurso a métodos qualitativos que sejam úteis e exactos.
Em termos de diagnóstico, a avaliação foi realizada com entrevistas semidirigidas e observações sistemáticas que comprovaram a adequação do projecto. Foi detectada a causa dos problemas, tendo sido avançadas propostas para os resolver.
Em termos de processo, a avaliação foi feita com recurso à observação sistemática, através de um diário de aula e através de opiniões nas reuniões entre professores e alunos.
Relativamente às avaliação final, realizada de forma reflexiva, através de questionários com respostas abertas e fechadas e através de reuniões entre professores e monitores, os mentores do projecto concluíram que os objectivos foram demasiado extensos, devendo, por isso, ser reformulados. Para além disso, as actividades foram consideradas pertinentes e adequadas, estando presente em todos os momentos. Em termos metodológicos, a eficácia prevaleceu, pois promoveu a actividade contínua e a flexibilidade, já que foram sendo feitos alguns ajuste ao longo do processo. O material utilizado também cumpriu as suas funções de motivação e foi, por isso, considerado prático. Contudo, se os objectivos tinham sido demasiado amplos, também o tempo dedicado à realização das actividades foi considerado algo insuficiente, estando previsto alargamento do respectivo tempo. Por fim, os conteúdos foram adequados, embora alguns fossem algo extensos, não tendo sido possível abarca-los nas actividades planeadas.

Bibliografia: SERRANO, Gloria Pérez, Elaboração de Projectos Sociais: casos práticos, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto: Porto Editora, 2008.     
 

Sem comentários: