English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek
"Conseguimos aprender a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, todavia não conseguimos aprender a simples arte de viver como irmãos." - Martin Luther King

domingo, 18 de abril de 2010

As Dinâmicas de Grupo para o Educador Socioprofissional

Num mundo em que as desigualdades sociais são cada vez maiores e em que a sociedade humana vive numa competição feroz, cabe ao Educador Socioprofissional procurar gerir todos os problemas sociais (fome, pobreza, exclusão social, desemprego, etc.), de modo a minimiza-los ou, melhor ainda, elimina-los. Sendo assim, coloca-se a questão da importância e da necessidade, para o Educador Socioprofissional, do uso das dinâmicas de grupo como forma de tentar resolver as problemáticas sociais.
Por esse motivo, e segundo Andreola (1982), as técnicas de grupo permitem que as pessoas consigam descobrir-se na sua identidade e nos seus valores, e nos grupos seja possível acontecer uma convivência mais humana e construtiva. Desse modo, torna-se possível desenvolver melhores formas de comunicação e cooperação na escola, nas empresas, nas instituições, enfim, em todo os contactos sociais.
Assim, o Educador Socioprofissional pode potenciar nas pessoas a capacidade de reflexão e de respeito pelos outros, tornando o ser humano mais humano.

Bibliografia: ANDREOLA, Balduíno A., Dinâmica de Grupo: Jogo da Vida e Didática do Futuro, 5ª Edição, Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 1982.

Sem comentários: