English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek
"Conseguimos aprender a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, todavia não conseguimos aprender a simples arte de viver como irmãos." - Martin Luther King

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conceitos - Aprendizagem Cooperativa

Aprendizagem Cooperativa - É um método de aprendizagem que se baseia na interdependência positiva onde todos ganham, seja através de objectivos comuns, de recompensas grupais, da interdependência dos recursos utilizados para um determinada tarefa ou nos papéis que cada membro pode representar. A ideia deste método de aprendizagem é proporcionar uma atitude de colaboração mútua e de entreajuda entre os membros do grupo em vez de estimular uma competição entre eles.
Assim, através deste processo, é potenciado no grupo o espírito de responsabilidade individual, a capacidade de avaliação individual e grupal, a interacção interpessoal cooperativa, a elaboração cognitiva da informação, etc.
A realidade é que este método permite, na escola, um aumento do rendimento escolar, a capacidade de desenvolver um pensamento divergente e criativo e, ainda, a capacidade de resolver problemas. A título pessoal e social, o desenvolvimento é garantido através da elevação da auto-estima pessoal, da confiança, da empatia, da solidariedade, do interesse e da motivação, entre outros aspectos.
Fonte:http://cmodelo.educared.net/enred/index.php?option=com_content&view=article&id=23&lang=pt



Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=-ieq2oXwETk&feature=related

Sem comentários: