English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek
"Conseguimos aprender a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, todavia não conseguimos aprender a simples arte de viver como irmãos." - Martin Luther King

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dr. Jekyll & Mr. Hyde!

Certamente já ouvimos e lemos frases como "Perdeu a cabeça e cometeu um crime...", "Tem um enorme coração!" e "É um génio! É tão inteligente!".
Possivelmente estará a pensar porque razão estou a referir-me a estas frases neste espaço de reflexão. O motivo desta minha reflexão vai ao encontro da teoria de MacLean sobre o cérebro "triúnico" para percebermos que o ser humano pode ter dentro de si diversas personalidades e que cada um dos três cérebros pode ser potenciado e revelar-se ao mundo, dependendo de cada situação vivida por nós. Assim, todos nós podemos ser uma espécie de Dr. Jekyll & Mr. Hyde! Para o Educador Socioprofissional é importante, já que lidamos com muitas pessoas, procurar enquadrar-se nesta teoria e descobrir no indivíduo ou no grupo que trabalha o seu "momento" em termos de necessidades básicas, de sentimentos e emoções, assim como em termos de potencial criativo. Assim, o profissional de educação estará muito mais apto a atingir os objectivos previamente definidos tanto quanto melhor conhecer o sujeito ou o grupo que trabalha. E conhecer implica, também, "entrar" no cérebro dos outros.

Sem comentários: