"Conseguimos aprender a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, todavia não conseguimos aprender a simples arte de viver como irmãos." - Martin Luther King

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Conceitos - Liderança

Liderança é o processo pelo qual uma pessoa consegue influenciar outros indivíduos de uma organização, de modo a alcançar objectivos grupais previamente estabelecidos. A influência está directamente relacionada com poder e autoridade, embora estes dois conceitos não sejam sinónimos. A autoridade é um direito legítimo de dirigir ou influenciar o desempenho dos outros, enquanto o poder é designado como o controlo de estratégias. A liderança, ao contrário da ditadura, não é coerciva e gera sentimentos positivos entre o líder e os que são liderados.
Assim, qual deverá ser o perfil de um líder? Ele deve:
  • assegurar a participação de todo o grupo com vista ao desenvolvimento profissional e pessoal;
  • propor objectivos e tarefas de grau de dificuldade moderado, mas que sejam desafiantes para os seus colaboradores;
  • assumir as responsabilidades dos resultados, mesmo quando estes não tenham atingido os objectivos;
  • encarar os erros como forma de aprendizagem;
  • ter sempre disponibilidade para esclarecer dúvidas;
  • avaliar e opinar regularmente, à sua equipa, acerca das actividades que realizam;
  • criticar alguém sempre num local e momento adequado e em privado
  • ter a capacidade de possuir um sistema de incentivos motivadores para todos os elementos do grupo;
  • etc.
Estilos de Liderança:
Kurt Lewin definiu 3 estilos de liderança:
  • Autocrático - estabelece objectivos sem a participação dos restantes elementos do grupo e determina e controla todas as tarefas destes;
  • Democrático - todos os elementos do grupo participam na definição dos objectivos e estratégias;
  • Laissez faire (permissivo) - o líder não tem qualquer preponderância e a equipa toma as decisões e o controlo das situações à sua maneira.
Bibliografia: CASCÃO, Ferreira; NEVES, Augusto, Liderança e Animação de Equipas, 2ª Edição, Porto, Edições IPAM, 2001.

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