Consiste em representar uma determinada situação real, cujas pessoas envolvidas vão vivenciar essa mesma problemática.
Objectivos:
- fazer entender aos participantes que existem outros papéis sociais para além dos seus;
- desenvolver nos participantes a sua capacidade de compreensão e de adaptação;
- preparar e potenciar nas pessoas envolvidas a capacidade de solucionar problemas que irão surgir mais tarde.
Exemplo:
Planificação da Actividade
Tema | População Sénior e Respectivas Famílias |
Título | Amor sem Obstáculos |
Caracterização dos Participantes | 1 Idoso do sexo masculino (75 anos) que recebe uma pensão; 3 elementos (1 homem de 52 anos; 1 mulher de 50 anos; e 1 homem de 26 anos, filho do casal anterior) da sua família dependentes da pensão do idoso. Todos eles desempregados a receber o Rendimento Social de Inserção (RSI). Esta família é residente na área metropolitana do Porto (Gondomar). |
Diagnóstico | Idoso alvo de violência física e psicológica por parte da respectiva família. Possível reencaminhamento do idoso para instituições sociais. Contudo, a restante família depende do rendimento económico do idoso. |
Objectivos |
|
Descrição da Actividade | 1. Técnica de grupo a utilizar: Role-Playing 2. Apresentação da actividade, explicando o decorrer da sua acção em duas fases; 3. Numa primeira fase, o idoso utiliza a caixa branca com as letras e com os cartões coloridos para demonstrar como caracteriza os seus familiares; o mesmo processo acontece com o representante da família que, neste caso será o elemento masculino mais velho, vai caracterizar o idoso. 4. Após esta fase, procede-se à segunda fase desta dinâmica; 5. Na segunda etapa, irá haver uma inversão de papéis. O idoso irá desempenhar o papel de representante da família (o adulto masculino mais velho) e o homem com 52 anos irá interpretar o idoso. A cena que irá decorrer será o momento em que a família pretende apropriar-se da reforma do idoso para seu benefício próprio. Neste acto de representação pretende-se recriar acções de conflito grupal, destacando-se a violência verbal, causando danos psicológicos, e a violência física, embora de forma atenuada. 6. Posto isto, proceder-se-á a uma discussão entre todos os intervenientes acerca dos seus comportamentos e da forma como os podem corrigir, no sentido da harmonia entre famílias. 7. Fim da actividade. |
Tempo de Execução |
|
Características do Local | Sala de encontro de grupo com mesas dispostas de forma circular ou oval; Boa luminosidade e parede de cor neutra (branca). |
Recursos |
|
Instrumentos de Avaliação | Observação participante durante a execução da dinâmica; entrevista não estruturada no final da actividade. |
Documentos | Sem documentos. |
Observações | Registo do nível de participação, de motivação e de compreensão tanto do idoso como da restante família face à actividade realizada. |
Bibliografia | ANDREOLA; Balduíno A., Dinâmica de Grupo: Jogo da Vida e Didáctica do Futuro, 5ª Edição, Editora Vozes, 1982. |
Sem comentários:
Enviar um comentário